Pos graduação
Introdução
Num mercado competitivo como o que vivemos atualmente, a disputa pelos profissionais que fazem a diferença está cada vez mais acirrada entre as empresas. Isso tem desafiado os departamentos de Recursos Humanos e seus gestores a desenvolver formas criativas para atrair e reter talentos. Nesse contexto, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada nos processos de identificação desses profissionais, como por exemplo, buscar os melhores talentos para a organização, automatizar processos de negócios, gerir competências e desempenho, desenvolver talentos, comunicar e interagir com líderes e colaboradores e dispor informações para a tomada de decisões.
Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo evolutivo da área de Recursos Humanos (RH) até o estágio atual, no qual esta nova prática vem se ampliando.
Histórico
A sociedade viveu inúmeras transformações ao longo do tempo, e com isso a Gestão de Pessoas também foi se transformando.
Ficou claro que as condições sociais, econômicas, culturais e, obviamente, organizacionais são determinantes às práticas de Recursos Humanos. Assim, a Era da Informação também influenciou a gestão de pessoas. O modelo atual, de gestão competitiva de pessoas, afirma que as pessoas devem ser fonte de vantagem competitiva. Mas a área de Recursos Humanos também tem que ser, por si só, uma fonte que agregue valor a cadeia de valor organizacional.
Com o advento da globalização e do crescimento da tecnologia e a difusão da Internet, começaram a surgir práticas de gestão que buscam a competitividade, fundamentadas nestas inovações.
Como a área de Recursos Humanos também tem que se manter competitiva, ela também busca se adequar às novas tendências. Afinal, a área de RH, assim como todas as áreas de uma organização, tem hoje como objetivos a redução de custos, a eficiência e rapidez dos processos e a