Organização
RECURSOS HUMANOS
A seção “Entrevista” inovou nesta edição, trazendo dois entrevistados que responderam sobre as mesmas questões.
O intuito foi buscar controvérsias que estimulassem o pensar sobre o tema, sem estabelecer um único caminho para os assuntos tratados.
Na última edição tratou-se de dois assuntos vinculados a recursos humanos: empregabilidade e eficácia organizacional, o que nos levou a focar a presente entrevista nos desafios de gerenciamento de recursos humanos. Trata-se de uma das grandes questões da gestão contemporânea, pois as empresas necessitam de pessoas capacitadas e engajadas e a área de Recursos Humanos deve buscar fontes de estímulo, recompensa e aprendizagem contínua para esses talentos.
Os entrevistados são Humberto César Costa de Souza e
José Antônio Fares. Humberto é administrador, gerente regional de Recursos Humanos do HSBC Bank Brasil e prestou consultoria em Recursos Humanos para várias empresas de renome nacional. Fares é psicólogo, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Paraná
(ABRH-PR), responsável pela área de Recursos Humanos/
Relações Institucionais da Robert Bosch Unidade Curitiba, vice-presidente do Sindicato das Empresas Metalúrgicas da Região Metropolitana de Curitiba (Sindimetal) e diretor da Associação das Empresas da Cidade de Curitiba (AECIC).
Especialistas sobre a atuação dos Recursos Humanos nas organizações, eles buscaram nos indicar em que pontos se avança e em quais ainda há muito o que fazer no gerenciamento de recursos humanos. Boa leitura.
azendo retrospectiva etrospectiv
Fazendo uma retrospectiva histórica da abordagem de RH nas empresas
(1930, 1950, 1970, 1990, 2002), quais as características do modelo atual?
Humberto: O início do século foi marcado pelos primeiros estudos da “Ciência da Administração” e, de lá para cá, pouca coisa foi realmente criada. O que existe hoje são adaptações, como por exemplo a Escola da