Importância das novas ferramentas tecnológicas no processo de rh e os seus impactos.
As grandes conquistas tecnológicas e eletrônicas, apoiada na informática por exemplo, que se manifestam em várias áreas da atividades econômicas têm levado a combinação de processos, operações e sistemas.
Nesse universo de transformações constantes e irreversíveis, onde tudo o que é sólido desmancha no ar, é possível a utilização de elementos novos para a confecção de produtos, em lugar de materiais que garantem a supercondutividade são um exemplo.
A informática virou uma ferramenta auxiliar para muitos profissionais e para o RH, esta realidade não poderia ser diferente. Hoje, cada vez mais, os avanços tecnológicos otimizam os serviços prestados pelas organizações e consequentemente influenciam o aumento da produtividade e o fortalecimento da competitividade. Atrelada às constantes transformações, o mercado começa a se convencer de que esses recursos não vieram apenas para beneficiar grandes organizações, uma vez que também são acessíveis às pequenas e médias empresas.
Como a área de RH também tem que se manter competitiva, ela também busca se adequar às novas tendências. Afinal, a área de RH, assim como todas as áreas de uma organização, tem hoje como objetivos a redução de custo, a eficiência e rapidez dos processos e a alta produtividade. Além disso, é crescente a pressão sobre a área para que ela se torne um parceiro estratégico, um business partner, também chamado consultor interno.
Todas estas transformações, acabaram por levar ao surgimento do e-RH, ou Recursos Humanos Virtual, que busca refletir na gestão de pessoas e na estruturação da área os benefícios da tecnologia.
DEFINIÇÃO DO e-RH
JONES (1998) define o RH virtual como "um modelo de gestão de Recursos Humanos baseado em tecnologia de informação altamente avançada, que conduzam algumas ou muitas das funções de RH". Segundo este autor, inicialmente o e-RH era visto como um programa de ganho de