Gestao recursos humanos
As empresas tiveram que se confrontar com esta nova realidade, as mudanças, mais complexa, conectada, tecnologicamente desenvolvida, tendo que inevitavelmente se adaptar a ela.
1.2 Algumas empresas sobreviveram, como por exemplo Nestlé, Unilever e Coca-Cola. Outras se reinventaram e souberam transformar-se, como a IBM. Outras surgiram com novas características e modelos de funcionamento como a Microsoft, Nokia, Motorola e Wall Mart.
São nessas empresas que queremos nos aprofundar, ou seja, aquelas que mesmo frente a todo esse processo de mudança conseguiram se lançar no mercado, fazer sucesso e sobreviver até hoje. Vamos entender mais de perto quais são as características dessas organizações e qual impacto que isso traz para a gestão das pessoas que trabalham nelas.
1.3 A substituição de grande parte do trabalho humano por máquinas automáticas e eletrônicas gerou uma mudança dramática nas profissões, fazendo com que muitas inclusive desaparecessem.
Hoje o trabalho é escasso. Vivemos em um mundo que está perdendo o conceito de emprego como relação duradoura entre empregado e empregador. Porém, a oportunidade de trabalho está aí para todos,entendido como a capacidade de criar algo, tangível ou intangível, fruto das subjetivas capacidades de cada ser humano e de receber bens ou dinheiro como compensação do trabalho exercido.
A globalização também é um fator importante a ser considerado na mudança das organizações.
2 A tecnologia de informação e o processo de globalização aproximaram as organizações entre si, reduziram as fronteiras institucionais e, conseqüentemente, geraram modelos organizacionais onde a hierarquia está dando lugar a uma “poliarquia”, ou seja, uma multiplicidade de sistemas hierárquicos interligados entre si e com responsabilidades e autoridades menos claras e definidas, fruto de centros de influência e
poderes diferentes dentro do mesmo sistema.
Qualquer que seja o trabalho