Resenha critica - a importancia do ato de ler
A importância do ato de ler
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. ExtraLibris, 2005. Disponível em: HTTP://academica.extralibris.info/letramento/a_importancia_do_ato_de_ler_pa.html. Acesso em: 14 out. 2005. Original: FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler: em três textos que se completam. 3.ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1983. (Coleção Polêmicas do nosso tempo.) p.11-24.
Credenciais do autor:
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife, em 19 de setembro de 1921 e morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 02 de maio de 1997.
Ele foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Sua história de vida é marcada por três períodos, caracterizados por desiguais referências de espaço e tempo. As etapas em que se divide a biografia de Paulo Freire são: O tempo de Recife, o tempo de exílio e o tempo de São Paulo.
Conclusões da autoria:
Paulo Freire critica a ideia de que ensinar é transmitir saber, porque para ele a missão do professor é possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos e não comunga da concepção de que o aluno precisa apenas que lhe sejam facilitadas as condições para o autoaprendizado. Freire prevê para o professor um papel diretivo e informativo, portanto, o educador não pode renunciar a exercer autoridade. Segundo o pensador pernambucano, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, mas não como verdade absoluta. Freire diz que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem nada sozinhas.
Digesto:
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isto significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas