Segurança do trabalho
O assunto segurança em eletricidade abordado no livro ‘Curso Básico de Segurança e Higiene Ocupacional’ o PLT (Tuffi Messias Saliba), fala sobre os riscos nas atividades executadas em eletricidade, riscos que podem causar acidentes graves. O choque elétrico é o principal risco que o ser humano pode ter na área da eletricidade, o choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa pelo corpo humano.
A Nr-10 tem como objetivo estabelecer medidas de prevenção contra acidentes que envolvem energia elétrica é uma forma de fazer com que as empesas obrigatoriamente sigam as normas qualificando seus funcionários dando curso sobre os principais riscos que a área oferece garantindo assim a segurança no trabalho. A norma estabelece exatamente a questão de que todos os trabalhadores autorizados devem participar de um curso básico de segurança em instalações e serviços elétricos, esses trabalhadores devem possuir uma identificação que permite conhecer a extensão da autorização de cada trabalhador.
Segundo a Nr-10 medidas de proteção coletivas devem ser adotadas preferencialmente, uma delas é o aterramento elétrico que é uma maneira de eliminar vários riscos como choque elétrico, explosões e incêndios. Toda instalação ou peça condutora que não faça parte dos circuitos elétricos deve ser aterrada. O aterramento deve ser executado conforme é estabelecido o regulamento pelos órgãos competentes.
A segurança em projetos, outro item da Nr-10 prever a instalação de dispositivo de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito. A norma obriga para que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam meios para impedimento de reenergizaçao e para sinalização de advertência.
Dentre vários itens relacionados a norma Nr-10 não poderia deixar de comentar sobre os trabalhos que envolve Alta tensão, a norma estabelece varias regras para esse tipo de trabalho.