Tipos de soldas
Os Processos de Tratamento Térmico dos Metais são processos extremamente técnicos, contidos de diversas etapas e atividades muito metódicas, que visam alterar profundamente, quando é o caso, as propriedades estruturais das peças metálicas. Antes de mais nada você deve saber que, Tratamento Térmico de Metais é um processo metalúrgico altamente complexo e que requer acompanhamento de profissional habilitado para a sua execução. Peças tratadas termicamente apresentam inúmeros benefícios quando em utilização, isso se comparadas com outras que não foram tratadas termicamente, no entanto, o tratamento térmico sempre deve ser bem realizado, pois um tratamento térmico equivocado pode levar a falhas catastróficas, instantaneamente, a médio prazo, ou até, a longo prazo. Conheça melhor o que é tratamento térmico e seus principais processos produtivos.
Conceito básico (para materiais ferrosos - aços)
O conceito básico de tratamento térmico de metais (aços) consiste em: * aquecer o metal a uma certa temperatura, sob uma certa velocidade, * manter o metal aquecido a esta temperatura, por um certo tempo, e depois, * resfriar o metal a uma certa velocidade para que o mesmo apresente as características metalúrgicas e mecânicas desejadas.
Ou seja: aquecer controladamente, manter quente por um tempo e resfriar controladamente
Existem diversos tipos de tratamento térmico que podem ser aplicados aos metais.
Determinação do processo a ser usado
A determinação de qual é o correto tipo de tratamento térmico dependerá: * das características que se deseja obter, tais como, resistência mecânica, dureza, estrutura metalúrgica, tamanho de grão, usinabilidade, dentre muitas outras, * da liga metálica envolvida e * da durabilidade (vida útil) que se deseja alcançar, tudo isso sem modificar o estado físico do metal, ou melhor, se ele é sólido permanecerá sólido.
Frentes de atuação
O tratamento térmico atua em basicamente duas grandes