Título: Estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial
Módulo: 3
Fórum 7.2.2 Atividade Individual
Título: Estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial
Aluno: William de França Yoshida
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma: MBA SP 21- Setembro 2014 – Turma A
Introdução
No contexto em que vivemos, com os grandes avanços tecnológicos, a globalização tem permitido que empresas cheguem em lugares cada vez mais distantes, consumidores podem adquirir produtos, sem nunca ter visto uma pessoa sequer da empresa da qual compraram algo, dentro desse ambiente de negócios cada vez mais competitivo e conectado, o desenvolvimento de uma boa estratégia de negócios é vital para que um determinado negócio sobreviva e prospere.
Buscando analisar essas estratégias através de um estudo de caso, este trabalho utiliza como base os conceitos das 5 forças competitivas de Porter, estratégias competitivas e cadeia de valor aplicados ao contexto empresarial do Cirque du Soleil.
O Cirque du Soleil trata-se de uma empresa no ramo de entretenimento, fundada em Montreal no Canadá em 1984, cujas estratégias adotadas, baseadas na gestão da criatividade, tornaram possível atingir o patamar em que a empresa se encontra hoje, com ganhos estimados em US$1 Bilhão, empregando mais de 5000 profissionais globalmente, e tendo recebido mais de 100milhões de convidados em seus shows, até hoje.
Cinco forças competitivas
O Modelo teórico das Cinco Forças de Competitividade de Porter, foi concebido em 1979, cujo foco principal era analisar e definir a escolha estratégica mais adequada para gerar um diferencial competitivo, do ponto de vista mercadológico, observando fatores internos e externos à empresa.
Analisando as cinco forças e inserindo-as no contexto do Cirque du Soleil podemos observar os seguintes pontos:
1 – Entrada de Novos Concorrentes/Entrantes:
Trata-se da facilidade/dificuldade da entrada de novos competidores no mercado em que determinada empresa atua, se seu relacionamento com os clientes