Nutri O E Atividade F Sica
CO
SU
Q
DISA
EP/
OG
C
/
R
RFB
Saúde em Pauta
Saúde e Qualidade no Trabalho
Nutrição e Atividade Física
A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar ( perda de peso ou ganho de massa muscular). Quando o assunto é nutrição e atividade física, a maioria das pessoas não sabe ao certo o que se deve comer antes e depois dos exercícios físicos.
Carboidratos
Uma das características dos alimentos ricos em carboidratos é o seu Índice Glicêmico (IG). O IG classifica os alimentos de acordo com o consequente aumento da glicose no sangue, o que influi nos estoques de carboidratos disponíveis para os músculos que estão em exercício. Apesar da sua importância, muitas pessoas desconhecem o efeito que o IG dos alimentos ingeridos no pré e pós-treino pode acarretar no rendimento do praticante de atividade física. O consumo dos alimentos de baixo, médio ou alto IG (veja quadro abaixo) deve ser observado, principalmente quando associado à prática de atividade física.
Apesar de os alimentos com alto IG serem absorvidos mais rápido e, logo, gerarem energia com mais velocidade, a ingestão deles, antes dos exercícios, deve ser evitada. O organismo pode achar que tem glicose sobrando e liberar muita insulina, o que gera hipoglicemia de rebote (tontura e fraqueza). O recomendado, portanto, é consumir alimentos de baixo IG, de preferência uma hora antes do exercício.
Se antes da atividade a recomendação é a ingestão de alimentos com baixo IG, após o treinamento o ideal é fazer o contrário: consumir o que for mais rapidamente absorvido. A alimentação deve ser feita até duas horas depois de terminada a atividade. Após o treino, o ideal é consumir carboidrato de rápida absorção (pão branco, sucos, frutas como banana, manga), pois ele vai estimular a produção de insulina, que vai