Resumo De Materiais
CONCEITOS
PREPARO CAVITÁRIO/PROTÉTICO: forma de conveniência que se faz sobre a estrutura dental para receber uma restauração ou prótese dentária.
COTO DENTÁRIO: remanescente da estrutura dentária que recebeu o preparo protético ou servirá de suporte à peça protética.
MOLDAGEM: tomada de impressão da cavidade bucal do paciente.
MOLDE: negativo da região moldada, obtido da moldagem, após o material de moldagem ter tomado presa (sobre o molde é feita a análise da moldagem).
MODELO: positivo da região moldada, obtido após o vazamento do gesso no molde (é sobre ele que se confecciona a peça protética – método indireto).
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
TEMPO DE PRESA:
INICIAL (tempo de trabalho): tempo de escoamento do material.
FINAL (tempo de endurecimento): resistência do material; pode indicar o tempo de separação entre o molde e o modelo.
ALTERAÇÃO DIMENSIONAL: determina o índice de expansão ou contração do material ou ainda a estabilidade que possa apresentar após sua presa.
ESTABILIDADE DIMENSIONAL: capacidade do material em manter suas dimensões originais ao longo do tempo (contração de polimerização e contração térmica, quantidade de partículas de carga, perda de subprodutos).
CIMENTAÇÃO/FIXAÇÃO: processo utilizado para unir uma peça protética ao coto dental; o material empregado no processo deve ter escoamento alto (muita fluidez = película muito fina)
VISCOSIDADE: controla o escoamento do material.
ESCOAMENTO: determina a fluidez de um material quando submetido a uma força – baixo/médio/alto.
ELASTICIDADE: propriedade do material de se deformar voltando o mais próximo possível do seu estado de origem após passar por regiões retentivas.
RESISTÊNCIA AO RASGAMENTO: capacidade do material sofrer carga de tração sem se romper.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE MOLDAGEM
materiais
anelástico
elástico
irreversível
Gesso paris
Alginato (hidrocolóide irreversível)
pasta óxido de zinco e eugenol elastômeros (polissulfeto, poliéter, siliconas: