RESUMO ADMINISTRA O DE MATERIAIS
Para se falar de layout primeiro deve-se saber da necessidade da implantação de um depósito. Esse processo, o layout, está presente em varias etapas até chegar em sua forma. Cada atividade de depósito tem um fluxograma típico, o que não significa que o mesmo mantenha sua forma estática no decorrer dos anos.
O layout sofre mudanças frequentemente que influenciam diretamente na vida do depósito. O layout é compreendido como a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que melhoram a produtividade ao elemento humano com finalidade de economia e rendimento.
As alterações de layout se originam com a modificação do produto, lançamentos de produto, variação da demanda, obsolencia das instalações, ambiente de trabalho inadequado, índice elevado de acidentes, mudança na localização do mercado consumidor e redução dos custos fazem parte de situações que originam uma mudança de layout.
Também é importante falar que dentre as superfícies do layout existem três que se destacam a estatística, gravitacional e circulação que pode ser principal ou secundária. A superfície estatística e a posição do mobiliário, das máquinas ou dos equipamentos sobre o solo, já a superfície gravitacional é utilizada em torno deles. A superfície de circulação principal é referente à circulação do grande fluxo de pessoas, mobiliário, máquinas ou equipamentos e na secundária, é a circulação das pessoas nas áreas internas de trabalho.
Por fim é necessário que o administrador saiba que precisa apresentar soluções que possibilitem a execução das tarefas em condições que favoreçam os usuários. É necessário utilizar espaços de trabalho modulares que possam ser ampliados ou reduzidos de acordo com a necessidade, ressaltando a importância e controle do layout do espaço em questão.