Resumo Material Semicondutores
MATERIAIS SEMICONDUTORES
Belo Horizonte
2013
RESUMO
Os semicondutores fazem parte do nosso dia a dia, eles são encontrados nos chips de microprocessadores e em transistores. Tudo que é computadorizado ou que utiliza ondas de rádio depende basicamente de semicondutores. Semicondutores são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica entre os isolantes e condutores.
Os semicondutores mais conhecidos e utilizados são o silício e o germânio. O silício é mais abundante na terra, utilizado como base para produção de chip de computadores, células solares e circuitos integrados. O germânio é utilizado em fibras ópticas, radares entre outros, porem sua aplicação é limitado devido ao seu alto custo.
Comparando os semicondutores com os metais e isolantes, as propriedades elétricas dos semicondutores são impactadas pela variação de temperatura, exposição à luz e acréscimo de impurezas.
O processo de condução de um material depende da existência de elétrons que possam se movimentar dentro do cristal. O acréscimo de certos átomos estranhos nos átomos de silício ou germânio pode alterar a estrutura de camadas e energia de forma suficiente para mudar as propriedades elétricas dos materiais intrínsecos (puros), tornando os materiais extrínsecos através do processo de dopagem por impurezas.
Esses materiais são classificados em dois tipos, N e P. Quando inserimos o arsênio, o semicondutor é chamado de semicondutor de tipo N, resultando em elétrons livres que poderá se mover pelo cristal, significa que teremos transportadores de cargas negativas. Quando inserimos o boro, ele é chamado de semicondutor de tipo P, pois quando acrescido no cristal de silício, acaba faltando um elétron e se comporta como se fosse uma carga positiva.
A grande vantagem de se utilizar os semicondutores é que com eles podemos controlar o número de cargas positivas e negativas por unidade de volume, dessa