23F Matriz Forum Tarefa Individual Magda
Módulo: 3
Fórum INOVAR PARA VENCER
Título Adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil.
Aluno: Adalberto Alexandre
Disciplina: Estratégia de Empresas - MB19
Introdução
Turma: 1
Para LOBATO, cada empresa que compete em uma indústria possui uma estratégia competitiva, seja ela explícita ou implícita. A essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma organização a seu meio ambiente. A estrutura industrial tem uma forte influência na determinação das características competitivas, assim como das estratégias potencialmente disponíveis para uma empresa.
Considerando a necessidade de inovação e os modelos de PORTER (apud LOBATO) – para quem “o objetivo central da análise da indústria é a predição do nível médio de lucratividade, no longo prazo, dos competidores de uma indústria em particular” - serão analisadas nesta matriz as principais forças, cadeia de valor e estratégias do Cirque du
Soleil.
Cinco forças competitivas
A dimensão das forças verticais proposta por Porter inclui dois poderes de barganha: o dos consumidores e o dos fornecedores. Como forças horizontais, esse autor lista o grau de rivalidade entre as empresas, assim como as ameaças de novos entrantes potenciais e de produtos substitutos.
Forças Competitivas do Cirque du Soleil - Exemplos
a) “Não importa para onde você olhe, o Cirque du Soleil é um grande sucesso. Em pouco mais de 20 anos ( a Companhia foi criada em 1984), conquistou uma posição única na indústria do entretenimento, visitou cidades em todo o mundo e recebeu críticas espetaculares. O Cirque também está muito bem financeiramente: seus ganhos estão estimados em US$ 1 bilhão, as vendas anuais de ingressos ultrapassaram US$ 450 milhões, e mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos.”
b) “Mesmo que seus espetáculos e turnês estejam mais sofisticados, o Cirque nunca