UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Este trabalho tem por objetivo apresentar o arquiteto norte americano Peter Eisenman e algumas de suas obras. Graduado, pós-graduado e PHD por instituições de renome internacional, Eisenman tem suas teorias e práticas voltadas para o estilo Pós-Moderno Descontrutivista.
Arquiteto de essência teórica lançou uma nova corrente, a fim de criar um estilo coerente e bem sustentado, para não cair na futilidade da criação de belas formas sem intenções e finalidades. Considerado pai do desconstrutivismo, Eisenman transportou a essência da desconstrução para a arquitetura, por motivos de crer que o movimento estava distanciando a obra das pessoas que a usufruíam.
1. Pós-Modernismo
Pós-modernismo é o termo aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas a partir da primeira metade do século XX. Este mesmo século foi um período extremamente consumista, graças à política econômica do presidente norte americano Reagan, que permitiu o enriquecimento de grande parte da população dos EUA. Talvez esse seja o motivo da arquitetura pós-moderna ser chamada também de “arquitetura do consumo”.
A importância do pós-modernismo na economia foi “mostrar” aos indivíduos a capacidade de consumo, a adotarem estilos de vida e de filosofias, o consumo personalizado, usar bens e serviços e se entregarem ao presente e ao prazer.
Tal período se caracterizou por questionar o estilo Modernista (Modernismo), assim cada arquiteto da nova geração, visava repensar um aspecto que considerava falho, fazendo, uma antítese com o movimento moderno. Eles queriam fazer com que a arquitetura fosse, novamente, portadora de símbolos, de signos convencionais que falassem a todos, que comunicassem valores culturais que transbordavam as questões meramente construtivas. Pode-se afirmar, que a arquitetura pós-modernista resgata estilos anteriores e os utiliza de forma diferenciada.
2. Desconstrutivismo
A Arquitetura Desconstrutivista pode