AI M Dulo 3 Carlos Arruda
Módulo: 3
Fórum “Inovar para vencer”
Título: Inovar sempre, a estratégia do Cirque du Soleil
Aluno: Carlos Alberto Arruda de Oliveira
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma: IBS00-UCI-BH02-T1_EEEAD-30_1214_E3
Introdução
O objetivo é discutir sobre a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil, uma Companhia de grande sucesso que conquistou uma posição única no mercado de entretenimento, com produtos, serviços e resultados únicos.
Neste trabalho será apresentado uma análise de mercado considerando os modelos de Porter, das cinco forças e das estratégias competitivas, e também o da estrutura de cadeia de valor.
O Cirque du Soleil, fundada em 1984, notamos que sua trajetória de sucesso que a estratégia é a ênfase em qualidade aplicada a cada elemento que compõe o espetáculo - tema, trilha sonora, elenco, sonografia e figurino - juntamente com a tradição da empresa, fornece uma experiência fora do comum para aqueles que presenciam o espetáculo.
Cinco forças competitivas
O grau de rivalidade entre as empresas:
A evolução do Cirque du Soleil, com seus espetáculos únicos pelo mundo, mostra que não se pode comparar com outros circos e também que não existem espetáculos ao vivo semelhantes.
Como são únicos no mercado, poderíamos até dizer que monopolizam o mesmo, não tendo concorrentes diretos.
Os espetáculos apresentam alta lucratividade e em função da excelente qualidade, encantando seus clientes, garantem público mesmo a preços mais altos.
A ameaça de novos entrantes potenciais:
A Companhia implantou enormes barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento ao vivo, a criatividade aliada a inovação constante, com um alto padrão de qualidade em seus espetáculos.
Atuando com o objetivo de encantar e surpreender seu público a cada espetáculo, cada vez mais, dificultam a entrada de concorrentes.
Pesquisando, encontrei informação sobre a concorrência: