Técnicas
TEMA 2 QUESTÃO 7:
1-Escreva sobre as barreiras impostas em um processo de comunicação.Qual a implicações dessas barreiras para as negociações entre grandes empresas?
R: As barreiras podem ser diversas, desde a dimensão da linguagem utilizada,passando pelo universo de significação.Essas barreiras podem comprometer as negociações pois estão vinculadas, diretamente,a valores e a forma de formulação e de processo que são estabelecidas entre as partes.Numa empresa multinacional, por exemplo,é natural que os gestores de diferentes partes do mundo tenham questões de comunicação diversas,uma vez que utilizam códigos e linguagem que não são partilhadas no mesmo universo de cultura.
TEMA 3 QUESTÃO 7:
2-Qual a influência da variável tempo no processo de negociação?
R: A dimensão temporal em um processo de negociação tem um caráter fundamental, pois define,de maneira efetiva,a zona de acordos possíveis,uma vez que o acordo é algo determinado no tempo em função de certo critério. O importante é estar atento ás questões relacionadas até onde a negociação pode ir e quando o tempo passa a ser um aspecto prejudicial na questão da negociação.Na cultura ocidental,onde as coisas são mais rápidas e as decisões precisam ser tomadas num piscar de olhos,o tempo em negociação é dimensionado sempre no aspecto da celeridade,uma vez que tomada de decisão lenta pelas partes envolvidas na negociação podem comprometer o resultados.
TEMA 4 QUESTÃO7:
3-Em sua opinião,qual a diferença mais significativa ente as habilidades dos negociadores convencionais e não convencionais?Argumente.
A diferença fundamental reside na abordagem de cada um dos negociadores.na convencional,o negociador se prende,muito mais,ás questões humanas e relacionadas,vinculadas,principalmente, a capacidade de entendimento e focado em uma negociação que abra espaço para que ambos tenham ganho. já no caso não convencional,esse se vale de artifícios muitas vezes não