Plano de aula
Área: Matemática
Objetivos:
* Fazer medições de comprimento que usem instrumentos de medida não-convencionais; * Comparar formas de medidas não convencionais; * Conhecer algumas formas não-convencionais e convencionais para medir comprimentos; * Criar uma situação de aprendizagem que auxilie o aluno na compreensão da necessidade da padronização das unidades para medir comprimentos; Conteúdos:
Medidas de comprimento
Comparação de medidas
Estimativa de medidas de comprimento.
Ações metodológicas:
1º momento:
Será solicitado ao aluno que calcule quantos passos serão necessários para ir da lousa até o fundo da sala. Nesse primeiro momento, as crianças irão fazer uma estimativa sem medir diretamente a sala, elas irão dar uma resposta aproximada e será anotada em uma folha de papel.
2º momento:
Depois, será proposto aos alunos que caminhem pela sala para que meçam a quantidade de passos para conferir se suas estimativas estão corretas, e eles devem anotar a resposta na mesma folha, ao lado do primeiro registro. Depois que realizarem a estimativa e a medida da própria sala, será solicitado que comparem as duas anotações e observem se há diferença entre elas. Depois, eles devem comparar as suas anotações com as de alguns colegas.
3º momento:
Após as comparações será feito alguns questionamentos como:
Todos encontraram a mesma medida?Por quê?
Se vocês medissem a sala utilizando um cabo de vassoura à medida do caminho seria a mesma? Por quê?
E se vocês utilizassem as mãos para medir a sala à medida seria a mesma? Por quê?
Será que existem instrumentos que podemos usar para encontramos medidas iguais?
4º momento:
Logo após os questionamentos a educadora irá apresentar a turma instrumentos de medidas de comprimentos convencionais. E será proposto que, com o auxílio de uma trena, as crianças meçam outros objetos da sala como mesa, lousa entre outros. 5º momento:
Após as medições com instrumento de medida