Técnicas
Neste segundo desafio, o grupo vai ampliar o tema ao conhecer as habilidades dos negociadores, o planejamento da negociação e a ética na negociação, além de ter a oportunidade de aplicar a teoria na prática, em uma situação que pode ocorrer no dia a dia de cada um, conforme simulação a seguir: Seu grupo deve imaginar uma situação hipotética: “Durante o ano em que passou você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor. Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões. Você estaria preparado (a) para essa resposta? Qual seria a sua reação? Como administraria a situação? Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?
Roteiro de preparação para negociações salariais
1. Esteja Preparado
Tenha justificativas na ponta da língua para defender sua proposta, como experiência e competência.
2. Seja firme
A maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis. Evite estacilada fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.
3. Seja prudente
Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar soluções, não para armar uma batalha.
4. Controle a ansiedade
Deixe a negociação para o fim da entrevista. Deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e então fale sobre valores.
Etapa 1
Aula – Tema as Habilidades essenciais dos Negociadores.