Guerra civil na líbia
Após a Segunda Guerra Mundial, o território foi colocado sobre administração franco-britânica. Em 1951, a Líbia tornou-se o segundo colônia africana. O novo Pais , então entre os mais pobres do mundo passou a depender da ajuda financeira internacional, sobretudo dos EUA e a Inglaterra. A descoberta do petróleo ocorreu em meados dos anos 50.Em 1968, a Líbia era o segundo maior produtos de petróleo no mundo árabe , atrás apenas da Arábia Saudita.
A influência proporcionada pelo petróleo, contudo, contribuiu para os agravamentos das tensões sociais, na medida que só beneficiou apenas a elite do país.
Guerra civil
A guerra civil na Líbia é um conflito bélico que está em andamento no país do norte africano. Começou com uma onda de protestos populares, com reivindicações sociais e politicas, iniciadas em 13 de fevereirode 2011.O chefe de estado líbio ,Muammar al-Gaddafi é o chefe de enado árabe a mais tempo no poder 42 anos.
Em 1969, a Líbia passava por uma grande insatisfação popular pelo governo de Idris . O petróleo do país era usado pelos Estados Unidos sem que a Líbia e seus habitantes recebessem melhorias. As primeiras decisões de Gaddafi foram proibir bebidas alcoólicas e jogos de azar. O país também passa a ser rígido e a seguir fielmente os preceitos islâmicos, retirando todos as comunidades judaicas do país.
No período de Gaddafi, houve melhorias na moradia. A Líbia avançou nos setores sociais e econômicos graças aos lucros do petróleo. Masa maior parte da riqueza adquirida pela venda do petróleo líbio foi utilizada para a compra de armas, que, utilizadas pelo governo, servem para oprimir a população. De