Técnicas para descobrir ponto de ebulição.
Física e Química A – 10º ano T1 2011/12
A P L - Determinação experimental do ponto de fusão e do ponto de ebulição
Fundamentos Teóricos
Tanto o ponto de fusão como o ponto de ebulição são propriedades físicas, intensivas, que permitem caraterizar e avaliar o grau de pureza de uma substância. Vejamos com mais pormenor o porquê disto.
O ponto de fusão de uma substância corresponde à temperatura segundo a qual essa substância passa do estado sólido ao estado líquido, à pressão normal (1 atm). Procedendo ao aquecimento lento e gradual de uma substância no estado sólido, à pressão normal, verifica-se que quando a temperatura atinge a temperatura de fusão da substância esta se mantém aproximadamente constante enquanto durar a mudança de fase (variações entre 0,5ºC e 1,0ºC são aceitáveis na prática).
O ponto de fusão é característico de cada substância particular. No caso de misturas, a temperatura a que se inicia a fusão é variável, dependendo da composição da mistura. Durante a fusão de uma mistura, a temperatura não se mantém constante. Por conseguinte, se numa determinação experimental a temperatura variar significativamente durante a fusão, estamos perante uma mistura ou perante uma substância com grandes quantidades de impurezas. Esta situação pode ser vista nos gráficos de temperatura vs tempo de aquecimento
O mesmo sucede com o ponto de ebulição, que é a temperatura na qual uma substância passa do estado líquido a gasoso, a uma dada pressão. De modo semelhante ao ponto de fusão….
A temperatura de ebulição de uma solução é diferente da temperatura de ebulição do solvente puro.
A temperatura de ebulição de duas soluções do mesmo soluto é diferente se as concentrações forem diferentes.
A temperatura de ebulição de duas soluções de igual concentração, mas com diferentes solutos, também é diferente.
A