destilação simples e fraccionada
Laboratório QO – QF
MÓDULO QO
Resumo:
Neste trabalho foi-nos proposta uma mistura com o objetivo de separar os dois componentes nela contida, acetona e água, através da destilação simples e da fracionada. Tirando partido da diferença do ponto de ebulição de cada uma (56° C e 100 C, respectivamente) e analisando os resultados obtidos verificamos que a destilação é o metodo adequado para a separação desta mistura; verificamos também que na destilação fracionada se obteve um melhor resultado, devido á coluna de fracionamento, que efectua micro destilções á medida que o vapor ascende evitandom assim que o vapor suba antes do tempo.
Introdução Teórica:
A destilação é usada na separação de componentes liquidos numa mistura homogenea ou mesmo na separação de liquidos e solidos. Nesta técnica a solução que vai ser destilada é colocada num recipiente adequado, neste caso um balão de fundo redondo, sendo gradualmente aquecida até atingir o ponto de ebulição do componente mais volátil, mantendo essa temperatura até que, a Acetona (neste caso) já não esteja presente na solução. Esta muda de fase, ascendendo como vapor, e ao passar passar pelo condensador, irá novamente mudar de fase (líquida) sendo recolhida na proveta. A destilação dá-se como terminada quando a temperatura atinge o valor de ebulição do componente menos volátil permanecendo no primeiro recipiente.
A destilação simples é adquada, normalmente para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, ou de uma substancia não/pouco volátil, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes (cerca de 80ºC) para que esta seja eficaz. É uma técnica rápida, fácil e eficaz, se respeitadas os suas limitações.
A destilação fracionada, serve para realizar a separação de uma mistura de produtos, também utilizando a propriedade física do ponto de ebulição. Esta é um