Protocolos de e-mail
Protocolos de um servidor de Email
O protocolo SMTP
O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, que se pode traduzir por Protocolo Simples de Transferência de Correio) é o protocolo standard que permite transferir o correio de um servidor a outro em conexão ponto a ponto (p2p).
Trata-se de um protocolo que funciona em modo conectado, encapsulado numa trama TCP/IP. O correio é entregue directamente ao servidor de correio do destinatário. O protocolo SMTP funciona graças a comandos textuais enviados ao servidor SMTP (por defeito, para a porta 25).
O protocolo POP3
O protocolo POP (Post Office Protocol , que se pode traduzir por “protocolo de posto dos correios”) permite, como o seu nome o indica, recuperar o seu correio num servidor distante (o servidor POP). É necessário para as pessoas não ligadas permanentemente à Internet, para poderem consultar os mails recebidos offline.
Existem duas versões principais deste protocolo, o POP2 e o POP3, aos quais são atribuídas respectivamente as portas 109 e 110, funcionando com o auxílio de comandos textuais radicalmente diferentes.
Tal como no caso do protocolo SMTP, o protocolo POP (POP2 e POP3) funciona graças a comandos textuais enviados ao servidor POP.
O protocolo IMAP
O protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo alternativo ao protocolo POP3 mas que oferece muitas mais possibilidades:
IMAP permite gerir vários acessos simultâneos, gerir várias caixas de correio e triar o correio de acordo com mais critérios
O protocolo NTP
O protocolo NTP é muito usado hoje em dia para manter a data e a hora do computador actualizados. Na maioria das vezes, estes computadores são servidores.
Como há uma enorme falta em manter sempre a hora dos computadores atualizadas, foi desenvolvido o protocolo NTP que tem como objetivo sincronizar o servidor com a hora global e fazer isso com o menor erro possível.
O protocolo SSL
Trata-se do SSL