SMTP POP
Unidade de Pires do Rio – Goiás
Protocolos POP e SMTP
Nomes: Danillo Duarte Corrêa
Wesley Vaz
Professor:
Anderson Cavalcante Gonçalves
Protocolo POP
O Protocolo POP (Post Office Protocol, que se pode traduzir por “protocolo de posto dos correios”) permite, como o seu nome o indica, recuperar o seu correio num servidor distante (o servidor POP). É necessário para as pessoas não ligadas permanentemente à Internet, para que possam consultar os e-mails recebidos, de forma offline.
Existem duas versões principais deste protocolo, o POP2 e o POP3, aos quais são atribuídas respectivamente as portas 109 e 110, funcionando com o auxílio de comandos textuais radicalmente diferentes.
Tal como no caso do protocolo SMTP, o protocolo POP (POP2 e POP3) funciona graças a comandos textuais enviados ao servidor POP. Cada um dos comandos enviados pelo cliente é composto por uma palavra-chave, eventualmente acompanhada de um ou vários argumentos, e seguida de uma resposta do servidor POP, composta por um número e por uma mensagem descritiva.
POP3 é projetado para receber e-mails, mas não para enviá-los. Ele permite que usuários com conexões muito lentas ou intermitentes (como conexões para modem), façam o download do e-mail quando tiverem uma conexão e, em seguida, verificá-lo, mesmo quando desligado.
O funcionamento do protocolo POP3 diz-se offline, uma vez que o processo suportado se baseia nas seguintes etapas:
É estabelecida uma ligação TCP entre a aplicação cliente de e-mail (User Agent - UA) e o servidor onde está a caixa de correio (MessageTransfer Agent - MTA)
O utilizador autentica-se;
Todas as mensagens existentes na caixa de correio são transferidas sequencialmente para o computador local;
As mensagens são apagadas da caixa de correio (opcionalmente, o protocolo pode ser configurado para que as mensagens não sejam apagadas da caixa de correio; se esta opção não for