Resenha Crítica: O homem à procura de si mesmo - Parte II
Nomes: Kenya Fischer Belo
Disciplina: Teoria da Personalidade I
Professor: Daniely de Oliveira Lorenzon
Período: 5º Turma: B
Referências: MAY, Rollo. Tornar-se pessoa – um empreendimento; A luta para ser. In: O homem à procura de si mesmo. Tradução: Aurea Brito Weissenberg. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. cap. 03-04. p. 69-115.
ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 4 tir. São Paulo, SP. Martins Fontes, 2012.
Tornar-se pessoa é a busca da redescoberta do self, com intuito de resgatar a identidade como ser humano, é entender que o self não é a somatória das inúmeras máscaras que carregamos. “As pessoas devem derrubar as falsas frentes, ou as máscaras, ou os papéis, com os quais encarou a vida”, disse Carl Rogers.
O self traz a independência para o indivíduo, onde procura vencer a impotência em vida adulta, deixando para trás a dependência dos pais. Todo indivíduo adulto possui sua selfhood, uma espécie de análise dos acontecimentos que serviram para a formação de sua individualidade, que permite o entendimento de onde houve a falha no estabelecimento do self. Essa selfhood pode ser quebrada quando o sujeito se conforma com os parâmetros estabelecidos por terceiros. A autoconsciência, que é a qualidade mais alta do indivíduo, busca encontrar a força interior de cada um, podendo propiciar ao indivíduo a reflexão sobre seu desenvolvimento.
O self é considerado a função organizadora do âmago de cada um, onde é permitido o relacionamento interpessoal, onde o outro é considerado a chave para o indivíduo se descobrir. Para percebê-lo, é necessário fazer entendimento da própria identidade, ter consciência da individualidade, compreensão da existência como humano.
Todo indivíduo possui a necessidade de realizar suas potencialidades, estas não sendo possíveis, acaba trazendo autodesprezo e autocondenação, assim, o indivíduo reprime o sentimento, dando espaço ao orgulho e a desvalorização. É necessário evitar o passivismo, a conformidade e