técnicas de treinamento
Treinamento de indução ou de integração á empresa – visa a adaptação e ambientação inicial do novo empregado á empresa e ao ambiente social e físico onde irá trabalhar. A introdução de um empregado novo ao seu trabalho é feita através de uma programção sistemática. Conduzida pelo chefe imediato, por um instrutor especializado ou por um colega.
É o chamado “Programa de Integração” ou “Programa de Indução”. Esse programa contém informações sobre: a empresa -- história , desenvolvimento e organização, o produto ou serviço , os direitos e deveres do pessoal os termos do contrato de trabalho , as atividades sociais de empregados – benefícios e serviços , as normas e regulamentos internos , as noções sobre a proteção e segurança do trabalho, o cargo a ocupar – natureza do trabalho, horários , oportunidades de promoção, o supervisor do novo empregado – apresentação, as relações do cargo com os outros cargos e a descrição detalhada do cargo.
O programa de integração visa a introdução correta de funcionários no seu trabalho e permite vantagens, como: o novo empregado recebe informações gerais de que necessita sobre a empresa, como normas, regulamentos e procedimentos que afetam, de maneira racional, para que seu ajustamento seja rápido, redução no numero de demissões ou de ações corretivas graças ao conhecimento dos regulamentos da empresa e consequentes penalidades advindas de sua violação, o supervisor pode explicar ao novo empregado sua posição na organização, o novo empregado é instruído de acordo com os requisitos definidos na descrição do cargo que irá ocupar.
c) Técnicas de treinamento quanto ao local
• Treinamento no local de trabalho – pode ser ministrado através de funcionários, supervisores ou especialista se staff. Não requer acomodações ou equipamento especiais e constitui a forma mais comum de transmitir os ensinamento necessários aos empregados. Encontra grande acolhida, em razão de sua praticidade,