qeqwe
4569 palavras
19 páginas
PROTEÇÕES COLETIVASProteções Mecânicas
Proteções Mecânicas
Prevenção intrínseca
“Medidas de segurança que consistem à:
- evitar ou reduzir o máximo possível fenômenos perigosos, escolhendo convenientemente certas características de concepção e,
- limitar a exposição das pessoas aos fenômenos perigosos que não podem ser suficientemente reduzidos; isso é obtido reduzindo a necessidade, pelo operador, de intervir em zonas perigosas.”
Segurança positiva
“Situação teórica que seria realizada se uma função de segurança fosse garantida em caso de falha do sistema de alimentação de energia, ou de todo componente que contribua à realização dessa situação”.
Função de segurança
◦ “Funções de uma máquina em que o “não funcionamento” aumentaria imediatamente o risco de lesão ou de atingir a saúde.
Dispositivos de travamento
“Dispositivo de proteção mecânica, elétrica ou de uma outra tecnologia, destinado a impedir certos elementos da máquina funcionarem em certas condições
(geralmente quando um protetor não está fechado).” Auto-vigilância
Existem duas categorias de auto-vigilância :
- auto-vigilância “contínua”, pela qual uma medida de segurança é imediatamente desencadeada quando se produz um defeito.
- auto-vigilância “descontínua”, pela qual uma medida de segurança é desencadeada durante um ciclo posterior ao funcionamento da máquina se um defeito acontecer.”
Risco mecânico
◦ Denominamos riscos mecânico ao conjunto de fatores físicos que podem dar lugar a uma lesão pela ação mecânica de componentes da máquina ou equipamento, ferramentas, peças a serem trabalhadas ou até materiais projetados contra o operador, na forma sólida ou líquida.
Risco Mecânico
O objetivo é eliminar/neutralizar, na medida do possível, por meios técnicos, todos os fenômenos perigosos de origem mecânica via meios de proteção mais adequados . .
Exemplos ilustrativos dos diferentes riscos de origem mecânica
Esquema
Risco