virginia henderson
TEORIA DE VIRGINIA HENDERSON
PORTO VELHO
SETEMBRO DE 2014
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO- VELHO
TEORIA DE VIRGINIA HENDERSON
Discentes: Aurilene Cassia André Luis Cleiciane Silva Deise Souza Jessika Nauama José Adeilton
Docente: Msc. Luciene Carvalho Disciplina: Bases Teórico/Pratica de Enfermagem Curso: Enfermagem Turno: Noturno Período: 3º
Porto Velho
Setembro de 2014
Virginia Henderson
Virginia Henderson nasceu em 1897, em Kansas City, e o interesse pela enfermagem surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, pois desejava prestar atendimento os feridos e enfermos de guerra. Formou-se em 1921, na Escola do Exército, concluindo seus estudos e mestrado em 1926. Ministrou cursos com enfoque na Enfermagem Clínica, na área analítica, de 1930 a 1948, sendo indicada como pesquisadora na Universidade de Yale, em 1953.
Sua obra trouxe grande influência e impacto à enfermagem da época, em todo o mundo, com a publicação de The nature of nursing, em 1966, e Basic principles of nursing care, em 1960, traduzidas em várias línguas. Em 1991 escreveu sua obra mais recente, intitulada The nature of nursing – Reflections after 25 years. Os principais questionamentos que inspiraram sua obra foram:
- Qual é a prática da enfermagem?
- Que funções específicas desempenham?
- Quais as atividades exclusivas do enfermeiro?
Henderson defendia a tese de que uma ocupação que afeta a vida humana, como a enfermagem, deve ter suas funções esquematizadas e suas ideias são fortemente influenciadas pela prática profissional e pelo ensino profissional que sempre fizeram parte de sua vida como enfermeira.
Sua filosofia profissional era a de aprender fazendo, desempenho rápido, competência técnica e domínio