Teoria Necessidades Básicas Virginia Henderson
1. Virgínia Henderson nasceu em 1987 e faleceu em 1996. Licenciou-se na “Army School of Nursing, Washington, D.C., em 1921 e posteriormente especializou-se como enfermeira docente, tendo integrado o corpo docente da “Columbia school”, entre 1930 e 1940. Escreveu e editou várias versões do livro” The Principles and Practice of Nursing”.
2. Henderson defendia a tese de que uma ocupação que afeta a vida humana, como a enfermagem, deve ter suas funções esquematizadas e suas ideias são fortemente influenciadas pela prática profissional e pelo ensino profissional que sempre fizeram parte de sua vida como enfermeira.
3. Saúde: definido de capacidade do indivíduo de realizar, por si só, sem ajuda das 14 necessidades básicas, a saúde é o mais alto grau de independência, tendo a melhor qualidade de vida. Saúde é, portanto, uma qualidade de vida e a qualidade necessária para o funcionamento do ser humano é um nível biológico (satisfação) e fisiológico (emocional). Saúde é a independência.
Ambiente: todas as condições externas que influenciam o equilíbrio e bom Pessoa: Por duas definições:funcionamento do ser humano. É onde as pessoas aprendem o seu padrão de vida.
É um bio-psico-social, ou seja, a pessoa que, além de uma estrutura biológica, tem uma psicológico e também relacionado, e isto é o que define uma pessoa como um integrante.
O paciente é o bio-psico-social que ajuda a alcançar a sua independência, a mente eo corpo são inseparáveis, o paciente ea família são um só .
Enfermagem: A assistência temporária a uma pessoa que não tem a capacidade, força ou conhecimento para fazer qualquer uma das 14 necessidades básicas, até que a pessoa pode voltar a executar de forma independente. O cuidado de enfermagem seria direcionado para recuperar a independência.
4. Necessidades Básicas e Problemas
5. Para Henderson, a pessoa é a figura central dos cuidados de enfermagem e o enfermeiro deve ajudá-la a tornar-se