Vírginia Henderson
Sua obra trouxe grande influência e impacto à enfermagem da época, em todo o mundo, com a publicação de The nature of nursing, em 1966, e Basic principles of nursing care, em 1960, traduzidas em várias línguas. Em 1991 escreveu sua obra mais recente, intitulada The nature of nursing – Reflections after 25 years.
Os principais questionamentos que inspiraram sua obra foram:
- Qual é a prática da enfermagem?
- Que funções específicas desempenham?
- Quais as atividades exclusivas do enfermeiro?
Henderson defendia a tese de que uma ocupação que afeta a vida humana, como a enfermagem, deve ter suas funções esquematizadas e suas ideias são fortemente influenciadas pela prática profissional e pelo ensino profissional que sempre fizeram parte de sua vida como enfermeira.
Sua filosofia profissional era a de aprender fazendo, desempenho rápido, competência técnica e domínio bem-sucedido dos procedimentos de enfermagem. O enfoque sobre doença, diagnóstico e tratamento na instrução da enfermagem a deixava descontente e incentivava sua luta para mudança desta abordagem. Enquanto estudante preocupava-se com a ausência de um modelo apropriado para o atendimento de enfermagem e não se conformava com uma prática distante da teoria, como na psiquiatria, pela falta de entendimento sobre o papel do enfermeiro na saúde mental. Sua experiência na pediatria foi mais bem-sucedida, devido ao enfoque centrado no paciente, na continuidade do cuidado e naquele baseado na atenção e no carinho, embora não houvesse nada