Rh - treinamento e tecnica de treinamento
Tendo em vista as mudanças tecnológicas, o aumento da diversidade nos de trabalho e a acentuada mobilidade dos trabalhos atuais são aspectos do mundo cada vez mais tecnológico e contemporâneo, justificando assim os elevados investimentos em treinamento.
A palavra treinamento tem muitos significados alguns especialistas em administração pessoal consideram o treinamento como um meio para desenvolver força no trabalho dentro dos cargos particulares tendo ainda outros que interpretam com mais clareza, considerando o treinamento para um adequado desempenho no cargo e o conceito para um nivelamento intelectual , através da educação geral. Já Chiavenato (1992), define como sendo um processo educacional de curto prazo aplicada de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atuações em função dos conhecimentos e objetivos definidos. Há portanto várias formas de definir treinamento, a que parece ser mais objetiva e que engloba de certa maneira as outra definidas é a de Goldstein (1991), que propõe ser treinamento uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos e conhecimentos, regras e habilidades que resultam no melhor desempenho no trabalho. Uma vez que o propósito de todas elas é preparar o indivíduo para o desempenho eficiente de uma determinada tarefa que lhe é atribuída. Concluí-se dessa forma que treinamento é uma função organizacional e inclui um “somatório de atividades que vão desde a aquisição de habilidades motora até o desenvolvimento de um conhecimento técnico complexo; a assimilação de um conhecimento de novas atitudes administrativas e a evolução de comportamento em função de problemas sociais complexos”.
Contudo seu processo básico continuaria o mesmo: é preciso ter clareza do que vai ser ensinado, diagnosticar as necessidades dos que irão aprender oferecer situações de ensino e, finalmente, verificar os resultados.
O