Hospitais da rede sentinela
GERENCIAMENTO DE RISCO
HOSPITAIS DA REDE SENTINELA
SOROCABA
2012
ANA CLARA SANTOS FERREIRA MANÃO – A01035-1
CAROLINA ILDEFONSO BEFFA – A13CHJ-0
DIEGO VINÍCIUS TEIXEIRA FERREIRA – A23JEI-9
EVELIN DOS SANTOS VIEIRA – A123CB-1
JANAÍNA PEREIRA SILVA – A2355A-4
SILVANA CRISTINA CESÁRIO – A13928-1
TALITA INÁCIO GOMES DE MIRANDA – A0100I-1
GERENCIAMENTO DE RISCO
HOSPITAIS DA REDE SENTINELA
SOROCABA
2012
1. Introdução
A Rede Sentinela é um projeto criado pelo setor de Vigilância em Serviços Sentinela, integrante da área de Vigilância em Eventos Adversos e Queixas Técnicas da Anvisa, em parceria com os serviços de saúde brasileiros (hospitais, hemocentros e serviços de apoio diagnóstico e terapêutica), Associação Médica Brasileira (AMB) e órgãos de Vigilância Sanitária Estaduais e Vigilâncias Municipais.
A rede se comunica por meio da Comunidade Virtual em Vigilância Sanitária e em encontros presenciais regulares e programados.
O objetivo é construir uma rede de serviços em todo o País preparada para notificar eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde; insumos, materiais e medicamentos, saneantes, kits para provas laboratoriais e equipamentos médico-hospitalares em uso no Brasil, para ampliar e sistematizar a vigilância de produtos utilizados em serviços de saúde e, assim, garantir melhores produtos no mercado e mais segurança e qualidade para pacientes e profissionais de saúde.
Essas informações integrarão o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Pós-Comercialização, com a finalidade de subsidiar a Anvisa nas ações de regulação desses produtos no mercado.
Histórico
A Anvisa é responsável, conjuntamente com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, pela vigilância sanitária no País. É, ainda, a Anvisa quem define se um produto receberá registro e poderá ser comercializado no Brasil, bem como tem a responsabilidade de suspender esse registro e retirar os produtos do mercado se o desempenho