Técnicas de negociação
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
PROFº GILBERTO CAVICCHIOLI
GESTÃO DE VAREJO – FEMSA
Antonio Carlos das V. Gonçalves
Edson de Oliveira Fernandes
Eduardo Felipe M. Cury
Eduardo Vasques
Jorge Alexandre Ruivo
Marcelo Sales Carvalho
Rodrigo Tadeu de Souza
INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização o mundo pode observar o rompimento de suas fronteiras sem que houvesse a queda da soberania de cada nação.
Tal fenômeno encurtou as distâncias entre os mais distantes lugares do mundo de forma que hoje é possível estar no Brasil e consumir no café da manhã produtos de inúmeras partes do mundo.
Por exemplo, é possível assistir as notícias matinais num televisor LG (Sul-Coreano) enquanto se toma um café Pilão (Produzido pela Americana Sara Lee) e se come um pão de forma Panco (Mexicana Bimbo) revestido de Requeijão Nestle (Suíço). Neste exemplo do cotidiano, temos contato com marcas de no mínimo 04 países diferentes.
As empresas cada vez mais, sentem a necessidade de estender e diversificar suas operações em diferentes lugares do mundo e no desenvolvimento deste trabalho utilizaremos alguns exemplos tirados de diferentes segmentos da economia para ilustrar o disposto,
COMO NEGOCIAR QUALQUER COISA COM QUALQUER PESSOA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO....
O surgimento de uma economia globalizada deu origem a figura do negociador internacional que é mais do que um simples negociador. Este, é um profissional que estuda as características e particularidades culturais que envolvem cada um dos povos no qual é obrigado a negociar.
Vivemos num mundo globalizado, onde palavras surgem diariamente da mescla com o nosso português, elas simplesmente invadem nosso cotidiano e tornam-se parte da comunicação.
As empresas hoje são obrigadas a atuar no mercado internacional para poderem prosperar, este passo as empresas dos EUA deram na década de 60.
Observando o cenário dos grandes