Empreendedorismo
O desenvolvimento do perfil Empreendedor pode ser considerado uma ferramenta prática na capacitação do profissional de Administração. A modelagem do perfil de empreendedor deve ser desenvolvida com técnicas e com a construção de um ensino altamente prático para que o discente possa começar a desenvolver o empreendedorismo.
A capacidade de utilização dos recursos organizacionais com êxito, liderança, ideias inovadoras e empregáveis podem ser considerados alguns pontos para a construção do perfil do empreendedor. Esse perfil deve ser desenvolvido já na graduação para que o discente possa estar apto a se tornar um Administrador de qualidade.
1 – EMPREENDEDORISMO
2.1 – O QUE É EMPREENDEDORISMO?
Alguns autores compreendem empreender como algo que pode estar em qualquer indivíduo. Segundo esse conceito intuitivamente a pessoa pode ser empreendedora, independente do grau de ensino ou condição econômica. “Os empreendedores provêm de experiências educacionais, situações familiares e vivências profissionais variadas. O empreendedor em potencial pode ser hoje enfermeira, secretária, trabalhador de linha de montagem, mecânico, vendedor, dona de casa, gerente ou engenheiro. O empreendedor em potencial pode ser homem ou mulher e de qualquer raça ou nacionalidade.” (HISRICH E PETERS 2004, p.77).
Hisrich e Peters deixam claro que o empreendedorismo pode estar em qualquer pessoa, ou área de atuação, o mesmo pode prover desde um simples mecânico ou até mesmo um diretor de empresa.
“Algumas características marcantes, como autoconfiança e otimismo; capacidade de assumir riscos calculados e responder positivamente aos desafios; adaptabilidade e flexibilidade diante das mudanças; conhecimento dos mercados e do ramo de negócio em que atua; desejo de ser independente criativo e com forte necessidade de realização; é líder dinâmico, com forte senso de iniciativa; é perseverante e dotado de excelente percepção, com grande visão para o aproveitamento de