Heróis de verdades
Vanderléa da Silva Nunes
RESUMO
Este artigo foi desenvolvido no segundo semestre de 2012, no Colégio Adventista de Gravataí, RS. Trata do projeto intitulado, “Heróis de Verdade”, desenvolvido no terceiro ano do Ensino Fundamental, com crianças na faixa etária entre 7 e 8 anos. Tendo como objetivo principal levar o aluno a reconhecer os verdadeiros heróis, bem como o estudo da Bíblia com sua família e seus colegas e desenvolver as diferentes linguagens artísticas.
Palavras-chave: Bíblia, heróis, verdade, teatro, envolvimento.
Este trabalho tem como base a filosofia da nossa Instituição de Ensino. Nada mais gratificante que levar a mensagem de Deus a nossos alunos. É inegável o valor do estudo da Bíblia na formação do ser humano. A palavra de Deus deve ser à base de todo o estudo, e as palavras de revelação atentamente estudadas, falam ao intelecto e ao coração, fortalecendo-os. Se a palavra de Deus fosse apreciada como deveria ser, jovens e velhos, possuiriam uma firmeza de princípios que os habilitaria a resistir às tentações. O familiarizar-nos com as escrituras aguça as faculdades se discernimento e fortalece a alma”(WHITE, 2001, p. 89). Mas como? Como fazer com que, quase 80% de nossos alunos não são adventistas e não tem por habito o estudo da Bíblia. Como torná-los familiar às Escrituras? Como fazê-los perceber que a Bíblia contém todos os princípios que os homens necessitam compreender a fim de se habilitarem tanto para vida como para a vida futura?
Partindo desta preocupação, surgiu o projeto Heróis de verdade. Trabalhando com o 3º ano do ensino fundamental do Colégio Adventista de Gravataí. Após os alunos ouvirem ou assistirem as histórias bíblicas, nas aulas de religião, senti grande entusiasmo dos alunos a vivenciarem o que aprenderam na sala de aula.
As histórias Bíblicas foram contadas por mim com o uso do livro didático, o livro O mundo maravilhoso da Bíblia para crianças, a Bíblia e vídeo.