E-commerce
Curso de Graduação em Administração de Empresas
Marcos André de Souza
Eliane Galvão
Izak Machado
Khizz Reinier Costa Cespedes
Rio Branco
06-11-2012
APRESENTAÇÂO
O avanço da tecnologia no mundo globalizado contribuiu para que a internet tornasse um instrumento de comunicação e espaço para a realização de novos negócios, neste cenário surge o comércio eletrônico. Através dele é possível adquirir produtos e serviços sem sair de casa. Para o desenvolvimento deste trabalho, será apresentado o estudo da logística do comércio eletrônico, procurando entender o fluxo de processos dessa nova modalidade de negócios, e diferenciar as características da logística do e-commerce da logística organizacional tradicional.
COMERCIO ELETRONICO OU E-COMMERCE
Comércio electrónico ou E-commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações. E-commerce é actualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em crescimento. O e-commerce permite que os consumidores transaccionem bens e serviços electronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio electrónico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo que haja uma aceleração do crescimento. Brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e “electrónico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam secções inteiras das suas operações para a Internet.
Os negócios entre empresas designam-se por B2B ou Business to Business, por oposição aos negócios B2C ou Businnes to Consumer, que se dirigem aos consumidores
Os negócios B2B permitem centenas ou milhares de transacções seja como clientes seja como fornecedores.