Técnicas de negociação
ETAPAS 1 E 2
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO
As negociações interativas são formas de negociações em não só o valor mas também a data de pagamento, o prazo para realização, inclusão de acessórios e data de entrega. Pode ser conduzida tanto em ambiente competitivo como colaborativo. No ambiente competitivo torna-se mais difícil para as partes alcançarem um bom resultado devido a omissão ou distorção de informações. No ambiente colaborativo, em que ambas as partes são mais transparentes na divulgação de seus interesses, limites e prioridades, são criadas as condições ideais para uma solução ganha-ganha.
Na negociação criativa, cada parte revela seus interesses a partir dos quais se busca soluções que sejam capazes de atender maior quantidade possível de interesses envolvidos. Essa negociação é ideal para encontrar soluções conciliadoras para problemas complexos. Deve ser conduzida em um ambiente colaborativo.
A negociação está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado até as decisões de grandes investimentos. As decisões são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas.
Negociar é :
Querer encontrar uma solução satisfatória para cada uma das partes envolvidas. É, portanto necessário que as partes o queiram.
Confrontar ideias e sentimentos para evitar que os homens se defrontem ou continuem a se defrontar.
É ao menos aceitar a existência do outro, é reconhecê-la.
DEZ HABILIDADES NECESSÁRIAS A UM NEGOCIADOR
Ser um bom ouvinte;
Desenvolver um espírito negociável;
Planejar;
Mirar alto;
Ser paciente;
Visar à satisfação;
Ter cuidado com a primeira oferta;
Ser ético;
Trocar as concessões;
Ser empático;
NEGOCIAÇÃO: UMA COMPETÊNCIA COMPLETA
A negociação é uma competência completa e não existe nada relativo ao ser humano que não esteja presente numa negociação. Desde aspectos de realidade interna, como crenças, motivação, valores, estados mentais e emocionais, temores, flexibilidade, e paixão