dsda
ATIVIDADE EM ESPAÇO ESCOLAR DIVERSIFICADO-ECONOMIA
SERRA
2014
GIULIANE CONRADO
ATIVIDADE EM ESPAÇO ESCOLAR DIVERSIFICADO-ECONOMIA
Trabalho acadêmico apresentado ao Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, orientado pelo Professor Marcos Tadeu, para aprovação na disciplina Economia.
SERRA
2014
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aplica restrição à operação no mercado de fabricação de rodas para veículos leves e pesados.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade aprovou nesta quarta-feira (30), com restrições, a aquisição de 100% do capital social da Hayes Lemmerz International, Inc. pela Iochpe-Maxion S/A. A autorização da operação pelo órgão antitruste está condicionada ao cumprimento de Termo de Compromisso de Desempenho – TCD, por meio do qual foi estabelecido desinvestimento parcial de ativos incorporados pela Iochpe-Maxion após a aquisição da Hayes Lemmerz. O objetivo da medida é viabilizar a entrada de novo fabricante de rodas de aço para veículos leves e rodas de aço para veículos pesados no mercado brasileiro. O Tribunal do Cade entendeu que o ato de concentração tem potencial de gerar efeitos anticompetitivos nesse segmento porque, com a operação, as únicas unidades competitivas de produção desses tipos de rodas no Brasil passaram a ser controladas por apenas um agente, a Iochpe-Maxion.
“Apenas um fornecedor competitivo local sem dúvidas pode prejudicar significativamente o desempenho da função mais elementar do mercado: fazer com que demanda e oferta se encontrem. Prejudica também a barganha entre montadoras e fabricantes, fator que impunha ganhos de produtividade no parque fabril nacional”, afirmou o conselheiro relator do caso, Eduardo Pontual.
De acordo com ele, a alienação de ativos viabiliza a entrada de um novo fabricante de rodas de aço, o que seria