Técnicas de Negociação
1.2. "Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta".(Fisher e Ury, 1985)
1.2. "Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor (acordo) através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras". (Lax e Sebenius, 1986)
2.1. Quando minha namorada me pede um favor que ela mesma pode fazer, ou que ela não pode, mas que deseja muito que o objetivo seja alcançado, eu troco este mesmo favor pelo que chamamos de “desejos”. “Desejos” são favores igualmente devolvidos, são coisas que estão ao seu alcance e que ela não poderá negar quando eu pedir.
Dependendo do esforço que terei de fazer para prestar o favor, entramos em um acordo sobre a quantidade de desejos terei direto de realizar com ela.
2.2. Quando meu pai resolveu trocar seu carro, ele iria vender a moto para inteirar na entrada e reduzir as prestações. Eu, querendo uma moto, trabalhando, porém querendo me livrar dos juros abusivos e burocracia, propus assumir parte das prestações e em troca seria o novo dono da moto. As duas partes ganharam tempo e dinheiro.
2.3. Já usei meu trabalho de design gráfico como moeda de troca para outros serviços que gostaria de receber. Nenhuma das partes precisou desembolsar dinheiro em espécie, e mesmo assim, muito dinheiro já foi feito dessa maneira.
3. Negociar com pessoas da família é mais fácil, visto o conhecimento que temos da outra parte, facilmente podemos oferecer aquilo que o atrai com maior facilidade em troca daquilo que desejamos.
4. Facilita. Conhecer a outra parte é fundamental para que possamos oferecer o que o atraia, ou satisfaça sua necessidade, uma vez que queremos obter um bom resultado para ambas as partes.
5. Senti