Técnicas de negociação
No meu caso uma das negociações mais importantes foi entre meu irmão e eu, pois nós compramos um carro juntos sendo as responsabilidades financeiras divididas e também o uso do carro atualmente também é dividido.
Esta negociação deu certo pois ambos os lados sairam felizes com a aquisição e utilizam o carro da mesma forma só que em horários e dias alternativos.
2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).
Eu acredito que é mais fácil pelo lado da facilidade de comunicação e do conhecimento prévio que nós temos do interesse da pessoa que é da nossa família ou proximo, entretanto para resolver conflitos eu acho que é muito mais dificil pois nós sempre ficamos acanhados em expor nossas ideias e a outra pessoa levar este problema ou conflito pro lado pessoal.
3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação?
Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão. Como falei anteriormente tem os dois lados neste caso de intimidade, facilita em muitas coisas a parte de compreender e acreditar na pessoa que esta no negocio entretanto tem o lado de levar as coisas pro lado pessoal.
Se eu tivesse que fazer um negocio destes com um desconhecido eu não faria