TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COORDENAÇÃO DE HOSPITALIDADE E LAZER
ROBSON VIEIRA REIS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
BREVES
2012
ROBSON VIEIRA REIS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Trabalho apresentado como parte processo de avaliação formativa da disciplina Técnicas de Negociação ministrada pela docente Maria Elza S. Braga.
Breves
2012
RESPONSALBILIDADES GERENCIAIS
Gerentes eficazes sabem que precisam de técnicas para implementar mudanças comportamentais nos membros da equipe e conseguirem resultados superiores na produtividade do trabalho. Eles inovam sempre. As inovações inserem-se num processo de mudança, mudanças no sentido de transformações, que é a verdadeira razão da existência de gerentes. Se existe algum lugar o¬nde não se pode mudar coisa alguma, ali não se precisa de um gerente!
Vamos ver alguma ferramentas gerenciais.
1) A primeira, e a mais importante ferramenta gerencial é a postura de ?dar o exemplo?. Mais do que mil palavras, os exemplos sensibilizam as pessoas. Gerentes eficazes sabem que seu discurso deve ser coerente com suas ações. Sua postura, atitude e comportamento devem ser irrepreensíveis e basear-se em virtudes elevadas. Os bons exemplos de conduta são um forte referencial para o comportamento e as atitudes dos membros da equipe. Gerentes que dão exemplos criam confiança, respeito, admiração e são seguidos.
2) Estabelecer e comunicar objetivos é responsabilidade gerencial. Objetivos norteiam as ações das pessoas e fazem com elas tenham algo pelo qual lutar. Quando os objetivos fazem parte de um plano de ação eles geram comprometimento com os resultados. As pessoas precisam saber por que estão lutando. Estabelecer e comunicar objetivos é também uma forma de manter a transparência na relação gerente-equipe. As pessoas não podem estar trabalhando