Técnicas de negociação
Sumário
Roteiro de preparação para as negociações salariais
Negociar salário é, segundo especialistas, um processo delicado e que exige do profissional preparo, informações fundamentadas e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento. Muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades em falar da importância que o salário tem nas suas vidas, tremem de medo e não sabem o que dizer. É preciso ser sincero e não ter vergonha de dizer o quanto o salário é importante, mas salientar também outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando naquela empresa, a ascensão profissional que terá nesta nova posição, entre outros aspectos. Saber o momento certo de pedir o aumento também é importante. Antes de marcar uma conversa com o seu superior imediato, o profissional deve estar a par da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa. Lembre-se que a negociação de salário tem uma posição importante no desenvolvimento das relações com a empresa.
É necessário também estar preparado para receber uma resposta e conseguir argumentos e justificativas para reverter essa situação e alcançar o objetivo proposto.
Para uma boa negociação salarial siga o roteiro abaixo para requerer uma melhoria em sua remuneração:
1. Preparação:
Pesquise o mercado e considerando suas necessidades, estabeleça uma média para salário e benefícios adicionais. Por exemplo: bônus, ações e férias. Certifique-se que este pacote atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha justificativas para defender sua proposta, como experiência e competência.
2. Firmeza e prudência:
A maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis. Evite esta cilada fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.
Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é