técnicas de negociação
Ciências Contábeis
Técnicas de Negociação
ATPS – Técnicas de Negociação
Profª . Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz
Campo Grande – MS
Junho/2012
A negociação sob visão de dois autores
Nas negociações, os projetos avançam pela superação de inúmeros desafios e a forma de lidar com problemas em diversas situações, das mais fáceis às mais complexas.
Porém para solucionar certos contratempos, devemos estar bem preparados, estando “por dentro” de tudo o que estamos fazendo, mas isso não se aprende sozinho, existem técnicas, táticas, estratégias e outras habilidades que veremos com os autores: Eugenio do Carvalhal e Carlos César Anchieta Romão.
A negociação sob visão de Eugenio do Carvalhal: O papel que o profissional brasileiro, de qualquer segmento de atividade, deve desempenhar no seu contexto requer que a competência fundamental da negociação seja objeto de um fortalecimento constante. As práticas associadas ao ‘jeitinho brasileiro’: improvisação, imitação, descontração, etc., precisam ser enriquecidas por processos estruturados, assertivos, diretos. Isso requer a incorporação de conhecimentos que valorizem a experiência de negociador que cada um de nós tem. Conhecer o estilo do negociador brasileiro é uma condição para perceber nosso próprio estilo e identificar as características que podem ser melhoradas. Entender, aprender e praticar os processos, métodos e técnicas de negociação é outra condição necessária para aumentar a probabilidade de êxito, pois, sem um conhecimento articulado, as bases do poder de negociação ficam enfraquecidas. O assunto inteiro será encontrado no livro “Negociação – Fortalecendo o processo”.
A negociação sob visão de Carlos César Anchieta Romão: Segundo o autor o objetivo da negociação é focar todas as necessidades e bem-estar do cliente, pois eles são a razão de sobrevivência de qualquer empresa. O mesmo ainda diz que esta é a