trabalho orientado
Introdução
Todos os países, qualquer que seja sua forma ou sistema de governo, existem uma administração pública.
É a administração pública que permite aos governantes cumprir as funções básicas do governo, para tratar o bem público da melhor maneira possível.
Contexto histórico – evolução da administração pública
A evolução da administração pública é um processo de aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Estado à população.
A administração como ciência começou a surgir após a Revolução Industrial, no século XVIII. Entretanto o estudo da administração começou a ser realizado a partir das transformações ocorridas nas relações de produção e trabalho que afetaram a vida em sociedade.
Contudo, observa-se que a administração pública marca presença desde a Pré-História. Assim, no período Paleolítico, a necessidade de cooperação e organização social levou o homem a se organizar de forma a garantir alimentação e segurança através do surgimento de clãs.
No Período Neolítico, enquanto as mulheres cuidavam dos afazeres domésticos e dos filhos, os homens eram responsáveis pela proteção, cuidava dos animais e sustento da família. Para isso surgiu a formação das tribos, grupos sociais responsáveis pela proteção. Com o surgimento das primeiras cidades no Período dos metais surgiu as classes sociais e o nascimento do estado, diferentes dos períodos anteriores no que se diz respeito a formação e organização da administração pública, fazendo surgir classes sociais de nível econômico distinto
Divisão dos poderes do estado
Aristóteles (384-322 A.C.) Foi o primeiro a comentar sobre a divisão estrutural do Estado em sua obra Política, porém não explicitou a divisão dos poderes, limitando-se a comentar que na estrutura deveria haver a Assembleia dos cidadãos, os magistrados e os juízes.
John Locke (1632-1704) Base na Constituição inglesa. O Poder Legislativo determina a forma de empregar o poder público, para proteger a comunidade e seus