Livro - O desaparecimento da infância
ROSIMERIE ARANTES DOS SANTOS
FICHAMENTO DO LIVRO “O DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA”
PARANAÍBA - MS
2013
ROSIMEIRE ARANTES DOS SANTOS
FICHAMENTO DO LIVRO “O DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA”
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Fundamentos Sócio Históricos da Infância, ministrada pela professora Andreia Lemos de Oliveira.
PARANAÍBA - MS
2013
O livro “O desaparecimento da infância” de Neil Postman, se divide em duas partes principais em que ele explana sobre a invenção da infância e o desaparecimento da infância. Começaremos pela primeira parte, naturalmente. O foco do livro é mostrar como as invenções tecnológicas associadas à linguagem podem interferir no nosso meio, criando novas ideias e, consequentemente, uma nova sociedade.
O autor começa comentando sobre a situação atual de nossa sociedade, em que meninas de 12 e 13 anos são usadas como modelos eróticos em anúncios e as brincadeiras de criança são cada vez mais raras, dando lugar às ligas infantis profissionais. Essa indistinção latente entre criança e adulto segue presente quando analisamos as roupas e o próprio linguajar. Estudos sobre a infância, para Postman, é outro indício do fim da infância, já que só se estuda o que está na sua fase final e próximo de se tornar antiquado ou ultrapassado.
Perguntado da onde vem a infância, paramos pra analisar as obras de arte gregas, onde não há indícios de infância em suas obras de arte e sempre que se falam em crianças, mesmo na literatura, utilizam conceitos ambíguos ou não precisos. Concluímos então que a visão grega sobre a infância era bem diferente da nossa, porém, mesmo sem esse conceito desenvolvido, os gregos tinham uma paixão gigantesca pela educação, o que levou a criação de escolas que, seguindo as ideias do autor, garantiu a consciência da peculiaridade dos jovens, concluindo que,