Resenha do livro "O Desaparecimento da Infância"
Resenha do livro:
“O Desaparecimento da Infância” de Neil Postman
Trabalho
realizado
para
a
disciplina
“Introdução à Pesquisa Educacional” do curso de Pedagogia da Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo sob a orientação da Profª Dra. Carlota
Boto.
São Paulo, 2005
1. APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo expor sucintamente as idéias propostas por Neil Postman em seu livro O Desaparecimento da Infância, onde o autor aborda inicialmente como foi que surgiu a infância, e
demonstra
através
de
exemplos
que
ela
está
desaparecendo. Esses exemplos foram todos retirados da cultura americana, que, segundo o autor, é a mais agressiva à idéia de infância, e está americanizando o mundo.
O autor tenta ainda trazer o porque deste desaparecimento, bem como explica o que considera ser o porquê de seu surgimento.
Postman alerta ainda que não pretende sugerir ou ensinar soluções para o problema, mas antes de tudo traze-lo à luz do conhecimento geral para que a sua discussão possa alertar para a importância da infância e de sua manutenção.
2. O AUTOR
Neil Postman é diretor do departamento de cultura e comunicação da universidade de Nova Iorque. Começou a sua carreira acadêmica na área da literatura inglesa, passando depois pela lingüística. Hoje é uma das personalidades mais ouvidas na área da crítica da cultura e da comunicação. A sua escrita simples e
2
o seu tornam-no muito procurado para congressos e seminários em todo o mundo.
Até hoje já publicou cerca de vinte títulos. O seu primeiro êxito foi "Teaching as a subversive activity". Esta obra teve a importância de fazer com que o meio acadêmico lhe dedicasse mais interesse.
Mas foi em 1985, com o livro "Amusing ourselves to death", que
Postman passou a atrair atenções fora do âmbito universitário.
3. A OBRA
3.1. A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
Segundo Postman, que se apóia sobre trabalhos de