Técnicas de negociação
Para negociar um aumento salarial é importante analisar a situação financeira da empresa e do cenário econômico em geral, pesquisar faixas salariais da categoria no mercado de trabalho e fazer uma autoavaliação do perfil profissional para conhecer bem seus pontos fortes e deficiências.
Deve-se conhecer bem seu superior e preparar uma boa argumentação, esperando sempre um momento oportuno para que isso ocorra, pois este não é um assunto para ser tratado via e-mail ou numa conversa informal e sim durante reunião previamente agendada.
Num diálogo claro e objetivo em que se transmita confiança é preciso ter argumentações embasadas em conhecimentos e fatos, onde se relate o motivo da solicitação, levando-se em consideração a função que desempenha dentro da empresa e o aperfeiçoamento profissional que vem juntamente com a graduação, resultando num crescimento bilateral. Já que, ao longo de sua trajetória vem acumulando responsabilidades, desenvolve novos projetos e realiza um bom trabalho em equipe, considera importante sua valorização profissional que haja uma valorização profissional e almeja, com isso, uma melhor remuneração.
Diante de uma resposta negativa basta manter a calma e o equilíbrio emocional, nunca blefar ou apelar para chantagens e procurar saber o porquê do não, pedindo que sejam apontadas suas falhas e os aspectos que necessitam ser corrigidos para, em curto prazo, voltar a pleitear o aumento salarial. Apesar da frustração, novamente demonstre confiança e evite desmotivação e perdas na produtividade, encarando toda esta situação como mais um obstáculo profissional e tão logo surja uma nova oportunidade, apresente nova proposta.
ANEXOS
TEXTO 1 – O Conceito de Negociação
Pesquisando a visão de alguns autores sobre a conceituação de negociação, temos as seguintes visões:
“Todas as situações existenciais importam e negociação, compromissos e objetivos comuns, tendo por base o processo de conversação. Buscar acordo,