Técnicas de negociação
O trabalho refere-se sobre a percepção do grupo no planejamento da negociação. Toda a negociação deve ser bem planejada e preparada para poder prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo. O ato de negociar requer definição e busca de objetivos, capacidade de relacionamento interpessoal e decisão compartilhada. Características avidamente desejáveis em todos os profissionais independentemente da área de atuação. O dia-a-dia nos envolve de maneira extremamente intensa que por vezes não reconhecemos a importância do domínio de algumas técnicas de negociação que quando bem planejadas e aplicadas, resultam em uma negociação ganha-ganha de longo prazo.
O planejamento da negociação
É muito importante a preparação para fazer uma negociação, precisamos conhecer nosso negócio, os nossos oponentes e saber o que queremos e como conseguir. Essa fase de planejamento é a mais trabalhosa, por isso, muitos negociadores preferem deixá-la para um segundo plano, porque eles têm receio de se responsabilizar pelo plano de negócios, pois pode ter insucesso, podem não saber passar direito a idéia, sendo que está é considerada por muitos a faze mais importante de uma negociação e indispensável para se ter um bom preparo para expor suas idéias.
O pior erro de todas as negociações é realizá-la sem estar preparado e isso pode fazer com que eles percam toda a negociação. Um plano de negocio bem elaborado, uma boa preparação pode garantir o sucesso na negociação.
Para Maximiliano, planejamento é uma técnica ou processo que as pessoas e as organizações utilizam para administrar suas relações com o futuro tem diversos objetivos: * Definir objetivos ou resultados a serem alcançados. * Definir meios para possibilitar a realização de resultados. * Interferir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra desejada, dentro de um intervalo de tempo.
Tomar, no presente, decisões que afetem o futuro, a fim de diminuir