Técnicas de gestão do desempenho
Compete neste contexto, refletir como se pode considerar a análise de desempenho humano a favor do próprio crescimento da organização e do colaborador.
Visando o desempenho em alta performance, bem como a obtenção de êxito nas estratégias relacionadas às suas áreas de atuação, as avaliações estão sempre ocorrendo, de forma natural e constante, no dia-a-dia das pessoas, dentro e fora das organizações. O presente trabalho expõe as ferramentas utilizadas para avaliar o desempenho dos colaboradores de uma organização, objetivando identificar a eficácia dos métodos existentes, bem como identificar seus contra pontos.
A implantação da Avaliação de Desempenho busca identificar e despertar o estímulo e motivação para o trabalho, pois a objetividade, clareza e transparência contribuem na obtenção dos resultados individuais e conseqüentemente nos resultados da organização. Contudo, entre o desempenho real e o esperado, pode ocorrer uma lacuna, que muitas vezes é designado como aversão de desempenho.
Para sanar essa situação é comum vermos as organizações delinearem diversas atividades e implantarem conceitos e metodologias que nem sempre atendem suas próprias necessidades. Muitas vezes, nestes processos, ocorrem efeitos opostos aos desejados, em que muitas expectativas são criadas e poucas são atendidas de forma positiva, ou que venham a representar um ganho representativo na trajetória de desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica capaz de demonstrar como essa ferramenta pode agregar valor ao funcionamento eficiente da organização, que apontar ter maior eficácia nos resultados da empresa e ascensão