Memória secundária e memória cache
INTRODUÇÃO
Memória constitui de um conjunto de circuitos capazes de armazenar os dados e os programas a serem executados pela máquina. Veremos neste conteúdo dois tipos de memória: A memória secundária e a memória cache.
* A memória secundária não é acessada diretamente pela CPU. O acesso é feito através de interfaces ou controladoras especiais. É uma memória do tipo permanente. Possui alta capacidade de armazenamento e um custo menor que o da memória principal.
A memória secundária não é formada por chips, e sim por dispositivos que utilizam outras tecnologias de armazenamento (magnética ou ótica).
Exemplos: disco rígido, disquete, fita magnética e CD-ROM.
* A Memória Cache se baseia fundamentalmente nos princípios de localidade temporal e espacial. Funcionando como um elemento intermediário entre a CPU e a MP e armazenando as informações que muito provavelmente serão requisitadas pela CPU.
Devido a grande diferença de velocidade existente entre o processador e a memória principal, foi desenvolvido um elemento intermediário que tem o propósito de minimizar o impacto desse problema no sistema de computação: A memória Cache.
1. MEMÓRIA SECUNDÁRIA
A memória principal (RAM) não é o único meio de armazenamento existente. Devido a algumas características que são peculiares a este tipo de memória - por exemplo: volatilidade e alto custo -, surgiu a necessidade de implementação de outro tipo de memória, chamado memória secundária. Este