Técnica de negociação
1.INTRODUÇÃO
No mundo globalizado em que vivemos em plena era da comunicação, em que a informação se propaga na velocidade da luz, seja pela internet e seus derivados, através dos mais diversos meios e mídias; seja porque as pessoas absorvem hoje muito mais informação do que em toda a história da humanidade (há quem diga que o que demorava cinquenta anos para aprender há algum tempo hoje é aprendido em cinco anos – e já estará obsoleto então devido à rapidez com que tudo está evoluindo), tem-se tornado cada vez mais imperioso a todos dominar o conceito de Negociar.
Mas o que é negociar?
Quais são os métodos de negociação?
Quais são as características de quem domina tais técnicas?
Trata-se de uma habilidade inata ou adquirida?
Nas próximas páginas iremos abordar este assunto, trazendo a luz parte do que é necessário para entender Negociação, quem é e como ser um Negociador, bem como ter sucesso (ou no mínimo obter vantagens, sejam elas comerciais ou financeiras, no campo social, pessoal ou de qualquer outro do relacionamento humano) com estas habilidades.
Este trabalho tem por finalidade dissertar sobre uma hipotética negociação salarial de um empregado que está na empresa já há algum tempo, tem o diferencial de estar buscando aprimoramentos através de um curso de graduação na área em que trabalha. Utilizaremos de ferramentas adquiridas através da matéria Técnicas de Negociação, onde se pode estudar e entender o comportamento do negociador, de seus oponentes, o que esperar em situações de crise, como reagir a cada tipo de abordagem, etc.
Estão também contemplados neste trabalho diversos assuntos que mostram claramente a importância de conhecer e dominar tais técnicas, aplicando-as seja no ambiente